Fundação para Tanque Industrial
Fundação para Tanque Industrial
29 de junho de 2021
Alvenaria em Tijolo Duplo
Alvenaria em Tijolo Tradicional com Parede Dupla
26 de junho de 2021
Perfeita compactação, limpeza e mapeamento

Preparação de Terreno Residencial

A preparação adequada de um terreno é uma das fases da obra que requerem trabalho minucioso. Em obras residenciais onde existe uma maior concentração de itens que subdividem o espaço e, em geral, há também uma alta taxa de ocupação do lote a tarefa de preparação é importante para o sucesso da obra.

A limpeza do espaço evita que a vegetação ou impurezas como, por exemplo, pedras e lixo, que estejam na superfície influenciem na construção das fundações. Apoiar elementos construtivos sobre material passível de decomposição pode gerar movimentos ao conjunto estrutural que compromete sua estabilidade.

Também é nesta fase que são corrigidos os ângulos em relação ao plano horizontal, atividade também conhecida como nivelamento. Aqui deve-se estar atento se a construção terá apenas um nível ou mais de um. A drenagem de água da chuva também é um ponto de atenção.


É uma boa prática usar um sistema de demarcação da obra. Essa demarcação é o mapeamento e localização física de todos os elementos construtivos que serão realizados em um determinado pavimento.

Uma forma de demarcação é o envolvimento da obra com um gabarito construído temporariamente em madeira. Neste gabarito estão marcados todos os eixos da obra.

Nesta fase também é marcada as posições para escavação dos alicerces como estacas, sapatas ou vigas baldrame. A demarcação garante uma obra com exatidão dimensional, respeito às dimensões de recuo legais além da percepção de alguma inconsistência na fase de projeto.