Remoção de Laje Marquise
Remoção de Laje Marquise
29 de junho de 2021
Preparação de terreno residencial
Preparação de terreno residencial
28 de junho de 2021
Resistência com perfeito nivelamento

Fundação para Tanque Industrial

Tanques industriais geralmente apresentam um grande carga, peso, em uma área de base relativamente pequena. Dependendo do produto que será armazenado e sua densidade o tanque pode exigir uma base extremamente bem construída para suportar e distribuir no solo toda essa pressão de forma adequada.

Não é raro que tanques chegam a afundar no solo com o tempo, sendo que neste caso, as possibilidades de remediação sem envolver uma construção totalmente nova são bem incomuns.


Dependendo da resistência do solo, a base pode requer estaqueamento, seja ele escavado ou de percussão, para poder distribuir a carga sobre pontos que possuem condições para recebe-la sem ceder.

A armação da base além de distribuir parte desta carga na superfície do solo, também é responsável por suportar o peso do tanque e distribuir a carga restante sobre as estacas, quando essas existem.


A concretagem requer especial atenção, visto que o desempenho desta estrutura também depende da integridade estrutural do concreto. A retirada do ar absorvido durante o processo de usinagem e enchimento da caixaria deve ser removido por meio de vibração.

Todo esse procedimento visa o correto adensamento dos agregados gerando assim uma peça com elevada densidade e coesão.

Após o tempo de cura do sistema, a base estará pronta para desempenhar seu papel em suportar o tanque industrial.