Fundação para Tanque Industrial
Fundação para Tanque Industrial
29 de junho de 2021
Execução com Segurança e Atenção aos detalhes

Remoção de Laje Marquise

Uma obra extremamente desafiadora, talvez seja essa a melhor definição. A remoção de uma seção de uma laje com a função de marquise em uma indústria química no interior do estado de São Paulo.

A peça foi içada por um guindaste em um local com várias interferências, desde o desnível do terreno para o correto patolamento, passando pela concentração de cabos de alta tensão na parte aérea e o giro da peça com impedimentos mecânicos.


A laje de considerável vão livre e que já apresentava uma determinado nível de fadiga foi retirada para evitar um futuro possível colapso. A forma mais segura avaliada foi a construção de um berço em aço para apoio e uma vez apoiada a secção deveria ser cortada.

Como tratava-se de uma peça de considerável carga, o equipamento escolhido para a tarefa foi um guindaste de alta capacidade. Esse por ser um equipamento alto sua operação depende de condições atmosféricas favoráveis, gerando uma demanda a mais para toda a equipe: Trabalho sincronizado, seguro e rápido.


Uma vez apoiado esquipes em ambos os lados da laje trabalharam em eu corte gerando o mínimo de vibração possível. Houve o cuidado de retirar-se primeiramente o enchimento e em um segundo momento a estrutura metálica foi cortada.

Estando a laje marquise somente apoiada na superfície móvel, o conjunto foi elevado e rotacionado evitando as interferências aeras como os cabos de alta tensão.

Assim que a peça foi seguramente ancorada ao chão começou-se o processo de desmonte da laje para sua reciclagem.